Preparem os corações, nerds! A Pixar, gigante que embalou nossas infâncias com filmes como “Toy Story” e “Monstros S.A.”, está passando por uma fase turbulenta. Depois do estrondoso sucesso de “Divertida Mente 2”, que arrecadou uma grana absurda, o estúdio lançou “Elio” e… bom, não foi bem o que eles esperavam. Será que o filme é um fracasso total ou um sinal de que a Pixar precisa mudar sua fórmula? Vem com a gente nessa análise!
O Tombo de “Elio”: O Que Aconteceu?
“Elio”, a mais recente aposta da Pixar, teve uma estreia bem abaixo do esperado. Com um orçamento estimado em US$ 150 milhões, o filme arrecadou apenas US$ 72 milhões mundialmente em sua primeira semana (via Collider). Para um estúdio do porte da Pixar, isso é um baita balde de água fria! A história de um garoto que é confundido com um embaixador intergaláctico tinha tudo para ser um sucesso, mas será que o público não se conectou com a premissa?
Comparando com o Passado: “Elio” e Outros Filmes da Pixar
É impossível não comparar “Elio” com outros filmes da Pixar. “Elementos”, lançado em 2023, também teve uma estreia morna, mas conseguiu se recuperar e se tornou um sucesso de bilheteria. Será que “Elio” terá a mesma sorte? Acredito que vai ser difícil, já que a recepção inicial não foi tão calorosa. E vamos ser sinceros, “Luca”, que foi lançado durante a pandemia, arrecadou menos, mas as circunstâncias eram bem diferentes.
Por Que “Elio” Não Deu Certo? Minhas Teorias!
Como fã da Pixar, tenho algumas teorias sobre o que pode ter dado errado com “Elio”. Primeiro, talvez o filme não tenha tido uma campanha de marketing tão forte quanto outros lançamentos do estúdio. Segundo, a premissa, apesar de interessante, pode não ter atraído tanto o público quanto outras histórias mais emotivas e universais. E terceiro, será que estamos cansados de histórias de “peixe fora d’água”? Filmes como “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas” (que, convenhamos, não é Pixar, mas tem uma vibe parecida) já exploraram essa temática e não fizeram tanto sucesso assim.
Nem Tudo Está Perdido: Críticas Positivas e o Futuro da Pixar
Apesar do desempenho fraco nas bilheterias, “Elio” recebeu críticas positivas. No Rotten Tomatoes, o filme tem uma aprovação de 83%, com o público dando uma nota ainda maior, 91%. Isso mostra que a história tem seus méritos e que a Pixar ainda consegue criar filmes com qualidade. E o futuro? A Pixar já anunciou “Toy Story 5”, “Os Incríveis 3” e “Coco 2”. Será que apostar em sequências é o caminho para o sucesso?
O Que Esperar do Futuro da Pixar? Sequências ou Originais?
A Pixar está em uma encruzilhada. Depois de alguns tropeços com filmes originais, o estúdio parece estar voltando para as sequências, que são mais seguras em termos de bilheteria. Mas será que essa é a melhor estratégia a longo prazo? Como fã, espero que a Pixar continue arriscando com histórias originais e inovadoras, mesmo que isso signifique alguns fracassos no caminho. Afinal, foram essas histórias que nos conquistaram e fizeram da Pixar o gigante que é hoje. E você, o que acha? Prefere sequências ou filmes originais? Deixe sua opinião nos comentários!